Scuola di Atenas

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Scuola di Atenas, Rafael

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Instituição Helenística

A educação helenística se constituía em um conjunto completo de estudos que vai dos sete aos dezenove ou vinte anos. Hipócrates dividia a vida humana em oito períodos de sete anos: a educação clássica abrangia os três primeiros sendo chamado “criancinha” até os sete anos, “criança” de sete a catorze e “adolescente” de catorze a vinte e um.
     Aristóteles faz uma análise destas fases e diz que até os sete anos, a criança fica com sua família sob os cuidados das mulheres, pois os antigos não viam que proveito poderiam ter em se tratando de educação. A partir dos sete anos começa o período escolar similar ao curso primário, que vai até os catorze anos. O próximo período tem seu ápice no estágio de formação cívica e militar, a efebia (preparação dos moços para aquisição do título de cidadão).    
   Como a efebia acontecia apenas no final do período, existia um espaço vazio entre a saída das escolas elementares e a efebia e neste período nada tinha sido pensado, sendo então um espaço morto. Isso mudou na época da helenística pois esses anos passaram a ser aproveitados para outros estudos o que equivale ao ensino secundário dando aos jovens uma base cultural para posteriormente seguir um curso de nível superior.
    No auge deste ensino superior surgem, em centros privilegiados primeiramente em Alexandria depois em Pérgamo e mais tarde sob o Império em Atenas, estabelecimentos científicos onde sábios mais qualificados se dedicavam à pesquisa e juntavam em torno de si jovens discípulos em seminários de alto nível de ensino.
Esses seminários não eram concluídos por todos, pois apenas uma elite financeiramente favorecida podia cursá-los até o final. Somente o início era estendido a uma clientela maior.
Apesar de a educação clássica ser um privilégio do homem livre, os pequenos escravos eram por vezes inclusos. Já as moças freqüentavam as escolas primárias e secundárias ou a palestra e o ginásio igual aos moços.
Na época helenística a educação passa a ser um objeto de uma regulamentação oficial passando a ter a legislação escolar deixando assim de pertencer a iniciativa privada. (Larissa)

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