Scuola di Atenas

Scuola di Atenas
Scuola di Atenas, Rafael

quinta-feira, 30 de junho de 2011

O ideal de educação grega*

Os séculos V e VI a.C. revela que a cultura grega sofre mudanças impulsionadas pelas transformações sociais e econômicas da época. Então, para se transmitir essa nova cultura, nasce um novo ideal de educação, ou seja, a Paidéia, a qual buscava a formação do homem em suas várias esferas (social, política, cultural e educativa). Essa educação atribuiu ao indivíduo, sobretudo, uma identidade cultura e histórica.
Foi a partir da geração seguinte à de Aristóteles e Alexandre o Grande que a educação antiga se torna verdadeiramente uma educação que atinge sua forma clássica definitiva. No decorrer dos séculos seguintes, a educação clássica acabou de perder muito do que podia restar do seu caráter nobre. A educação permanecia moral, porém mais livre e mais natural.
A educação helenística pode também ser chamada de educação clássica, pois compreende a de todo o mundo grego. Platão e Aristóteles tratam da educação apenas em função do problema político, mas já os filósofos helenísticos um tratado autônomo
Nessa época, a cultura pessoal como a educação clássica aparece como o bem mais precioso que seja dado aos mortais. E acredito também não ser diferente atualmente, pois a educação é um dos maiores bens que o Estado pode oferecer ao seu povo.

Referência
Fonte: http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/monografias/Educacao_Grecia.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário